Dieta dos Pontos e Seus Conceitos




Dieta dos Pontos e Seus Conceitos 


Conceito da Dieta dos Pontos

 

    Para pessoas preocupadas com o peso, planejar uma alimentação saudável é o recomendado. A dieta dos pontos (criada pelo Dr Alfredo Halpern), em particular, é bem equilibrada, muito fácil e é um jeito conveniente para quem quer uma dieta para emagrecer, mas tem uma vida ocupada. Com a dieta dos pontos é possível perder peso de forma saudável sem ter de contar calorias ou teor de gordura. A dieta dos pontos dá a todos os alimentos e gorduras/calorias um valor (pontos). Esses pontos são encontrados nos links que estão nesta página do lado direito, estando devidamente identificados. Com base nas tabelas de pontos, a pessoa pode calcular sua quantidade máxima de pontos diários. A pessoa é pesada semanalmente e depois aconselhada em quantos pontos ela deve consumir em cada dia na semana seguinte. Assim a dieta dos pontos permite a seus praticantes rapidamente e facilmente apontar todos os alimentos ingeridos, numa base diária, fazer anotações dos alimentos bem como seu total de pontos consumidos por dia.    
   
   Como os alimentos mais cotidianos vão sendo apontados, os praticantes da dieta dos pontos podem concentrar-se na sua vida cotidiana sem se preocupar com a leitura de rótulos de alimentos, cálculos de gorduras e calorias. A teoria é que, desde que você permaneça dentro do seu limite de pontos do dia ou da semana, você pode comer o que quiser. Portanto, amantes de junk-food ficarão muito felizes em saber que eles ainda poderão ir ao Mcdonalds ou comer um pacote de batatas fritas se assim desejarem. Mas é necessário ficar atento ou você gastará todos seus pontos em apenas um dia. É necessário encarar os pontos da dieta como se fosse dinheiro (o praticante tem uma quantia X para gastar durante o dia todo, depois disso não pode mais comprar nada). Pela sua própria natureza, a dieta dos pontos é muito nutritiva e equilibrada. Os praticantes são capazes de incluir carboidratos, proteínas e gorduras em seu plano alimentar.

Vantagens da Dieta dos Pontos:


  • A dieta é nutricionalmente equilibrado e não exclui grandes grupos alimentares;
  • A dieta é adequada para vegetarianos;
  • Este dieta facilmente se encaixa em uma vida agitada;
  • Não é complicado comer fora usando essa dieta;
  • Praticamente qualquer pessoa pode fazê-la;
  • Já falei que é mais fácil do que parece?
   Lembre-se que no final de cada semana e conforme vai perderndo peso, deverá recalcular os pontos máximos diários, para a semana seguinte.
    E não se esqueça de comentar a sua experiência aqui no blog. A experiência de cada pessoa é importante, já que pode sempre dar resposta a questões de outros participantes.


____________________________________________________________

Como Funciona a Dieta dos Pontos

 

   Em 1969 o Dr. Alfredo Halpern, preocupado com a alta taxa de pacientes obesos e as dietas loucas que esses pacientes seguiam, resolveu catalogar os alimentos atribuindo pontos a cada um.
   A ideia era criar uma dieta onde o paciente pudesse ingerir tudo que quisesse evitando assim o fracasso da dieta em consequência da abstinência de determinados alimentos.   Surgiu então a dieta dos pontos.

  Em vez de restringir alimentos calóricos, contar ponto a ponto cada item consumido durante o dia. É essa a premissa da Dieta dos Pontos, criada há cerca de 30 anos pelo endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).
   A dieta segue uma tabela que converte os valores calóricos dos alimentos em pontos. A partir de um limite a ser determinado por um médico.

Como funciona?

  A pontuação individual é calculada dependendo da altura, sexo, idade, hábitos alimentares e atividades físicas, O controle dos alimentos tem de ser bastante rigoroso. Até mesmo uma balinha precisa ser contabilizada. Não há restrição de nenhum alimento, desde que não sejam ultrapassados os pontos pré-estabelecidos. Ou seja, você pode comer uma
barrinha de chocolate, que vale 45 pontos, mas terá de compensar no decorrer do dia consumindo alimentos que valem menos pontos, como a maçã (14 pontos), por exemplo.
   A idéia é deixar a pessoa livre para consumir os alimentos que gosta, desde que numa quantidade adequada. O controle acaba sendo mais da quantidade do que na qualidade dos alimentos.


OBSERVAÇÕES:

- Cada ponto corresponde a cerca de 3,6 kcalorias (300 pontos = 1080 kcalorias).
- Use óleo de soja, milho ou girassol.
- Em caso de fritura, multiplique o alimento cru por 3 e em caso de milanesa por 4.
- Anote diariamente os alimentos consumidos e seus pontos, não ultrapassando o seu total por dia; caso isso aconteça compense no dia seguinte.




Calcular o numero de pontos que pode ingerir diariamente



    As tabelas dos pontos por alimento encontram-se no menu do lado direito.
    Determinar o numero de pontos máximos diários torna-se a parte mais complexa da dieta dos pontos, mas também pode determinar o seu limite em 3 minutos. Então, vsmos lá calcular o numero de pontos máximos diários que você pode ingerir diariamente. Para tal necessita de:

  1. Determinar a sua TMB (taxa metabólica basal);
  2. Identificar o seu fator de atividade (FA);
  3. Multiplicar TMB por FA;
  4. Dividir o valor calculado anteriormente valor por 3,6 de modo a determinar a pontuação necessária para manter o seu peso;
  5. Determinar o seu IMC;
  6. Através da tabela de IMC, subtrair os pontos necessários de modo a que possa perder peso.

   Passo 1 - Determinar a TMB


    Se é homem, deve de utilizar uma das seguinte fórmulas, em função do seu peso:

10 a 18 anos – 17,5 x peso (kg) + 651
18 a 30 anos – 15,3 x peso (kg) + 679
30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 879
Acima de 60 anos – 13,5 x peso (kg) + 487

    Se é  mulher, deve de utilizar uma das seguinte fórmulas, em função do seu peso:


10 a 18 anos – 12,2 x peso (kg) + 746
18 a 30 anos – 14,7 x peso (kg) + 496
30 a 60 anos – 8,7 x peso (kg) + 829
Acima de 60 anos – 10,5 x peso (kg) + 596


    Exemplo: Consideremos, uma mulher de 40 anos com 98 quilos de peso.
    Neste caso o cálculo será o seguinte:
8,7 x 98 + 829 = 1681,6


   Passo 2 - Determinar o seu FA (fator de atividade) na tabela abaixo:

 

   Exemplo: No nosso caso consideremos que a pessoa em causa tem um dia a dia muito sedentário sem atividade física programada. Então:
FA = 1,2


    Passo 3 - Multiplicamos o TMB por FA



    Exemplo: No nosso caso o cálculo será feito do seguinte modo:
1681,6 x 1,2 = 2017,9

   Passo 4 – Dividimos o valor encontrado no passo 3 por 3,6 de modo a determinar a pontuação necessária para manter o seu peso.


    Exemplo: No nosso caso o cálculo será feito do seguinte modo:
2017,9 / 3,6 = 560,5

   Passo 5 - Determinamos o IMC, através da seguinte fórmula :

 

    Exemplo: No nosso caso consideramos que a pessoa em causa tem 1,78 m de altura. Assim calculamos o IMC do seguinte modo:
98 / (1,78 x 1,78) = 30,93


   Passo 6 - Por fim através da tabela em baixo determinamos os pontos que devemos subtrair aos pontos obtidos no passo 4, e obtemos o numero de pontos máximo que podem ser ingeridos diariamente.

 


   Exemplo: No nosso caso deveremos diminuir 200 pontos, pelo que o resultado final será:
560,5 - 200 =360,5 pontos

  Como vê não se torna difícil determinar para cada pessoa o numero de pontos máximo que deve ingerir diariamente para poder atingir o seu objectivo de emagrecimento.

 

  Fonte: http://adieta-dos-pontos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre *importante*!!! Obrigada por comentar!! Beijos. ♥